06/03/2011

A Experiência da Beleza

CORPO SIMÉTRICO – CIÊNCIA OU EVOLUÇÃO?
Ao longo do tempo, a ciência tem demonstrado que o cérebro humano, em diversas culturas, considera mais atraentes os rostos simétricos. Cientistas britânicos estenderam o estudo às medidas corporais e concluíram que o cérebro também parece preferir os corpos simétricos. Por quê? A resposta é simples. Em geral, um corpo harmônico indica saúde. E um corpo saudável representa um maior potencial reprodutivo, uma melhor “qualidade genética” e uma maior capacidade competitiva frente aos demais. A equipe de psicologia evolutiva da universidade britânica de Brunel criou imagens tridimensionais dos corpos de 40 homens e 37 mulheres de 21 anos. Eliminaram a cor da pele e dos cabelos para que os preconceitos não afetassem as respostas, e os mediram milimetricamente. Mais tarde, 87 jovens classificaram os corpos. A conclusão foi clara: aqueles que possuíam corpos simétricos também tinham maior sex appeal. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que as mulheres deveriam ter as pernas mais longas, a cintura fina, e os seios e quadris grandes – traços físicos que, segundo eles, são percebidos como indicadores de maior fertilidade. Já as mulheres preferem os homens com pernas fortes, torso grande e ombros largos.A explicação destes resultados parece estar na teoria da evolução: “Os sinais de força sugerem maior capacidade competitiva e maiores possibilidades de sobrevivência que os de debilidade”. Sempre se soube que os rostos simétricos pareciam ser percebidos pelo cérebro como mais atraentes. Mas a novidade está no fato de que a atração sexual também parece depender da simetria do corpo.

Beleza humana  

A caracterização de uma pessoa como “bonita”, de se em uma base individual ou pelo consenso da comunidade, é baseada frequentemente em alguma combinação beleza interna, que inclui fatores psicológicos tais como personalidade, inteligência, grace, encanto e elegance, e beleza exterior, que inclui fatores físicos, como saúde, juventude, simetria, averageness, e complexion. 

Uma maneira comum medir a beleza exterior, como baseada no consenso da comunidade, ou a opinião geral, são ao estágio a pageant da beleza, como Senhorita Universo. A beleza interna, entretanto, é mais difícil de quantify, embora os pageants da beleza reivindicam frequentemente fazer exame também deste na consideração.

Um indicador forte da beleza física é “averageness“, ou”koinophilia". Quando as imagens das caras humanas são calculadas a média junto para dar forma a uma imagem composta, tornam-se progressivamente mais perto da imagem “ideal” e estão percebidas como mais atrativas. Isto foi observado primeiramente em 1883, quando Francis Galton, primo de Charles Darwin, imagens compostas fotográficas cobertas das caras de vegetarianos e criminosos para ver se houver uma aparência facial típica para cada um. Ao fazer isto, observou que as imagens compostas eram mais atrativas comparadas a algumas das imagens individuais. Os investigadores replicated o resultado sob umas circunstâncias mais controladas e encontraram que o computador gerado, média matemática de uma série das caras está avaliado mais favoràvel do que as caras individuais.[9] Evolutionarily faz o sentido que as criaturas sexual devem ser atraídas aos mates que ostentam características predominantly comuns ou médias.[10] Seleção natural resultados, sobre o curso das gerações, em benéfico (ou “caiba”) características que substituem suas contrapartes desvantajosas. Esta é a força fundamental que dirige evolução, e é a introspecção principal na biologia que immortalized Charles Darwin. Assim, a seleção natural faz com que as características benéficas tornem-se cada vez mais mais comuns com cada geração, quando as características desvantajosas se tornarem cada vez mais raras. Uma criatura sexual, conseqüentemente, desejando acoplar-se com um sócio apto, esperar-se-ia evitar os indivíduos que ostentam características incomuns, ao especialmente ser atraído 2 aqueles indivíduos que indicam um predominance da terra comum ou características médias. Isto é denominado “koinophilia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário